Jump to content
  • 0

Spriter


AlisonBR

Question


  • Group:  Members
  • Topic Count:  3
  • Topics Per Day:  0.00
  • Content Count:  5
  • Reputation:   0
  • Joined:  11/02/17
  • Last Seen:  

Olá!

Queria a ajuda de vocês, já procurei em vários sites e fórum,mas n encontrei nd que me ajudasse. Eu gostaria de saber como configurar meus pixels em sprites, por exemplo, como criar uma montaria ? Eu tenho umas imagens mais n sei como proceder.

Link to comment
Share on other sites

1 answer to this question

Recommended Posts

  • 0

  • Group:  Members
  • Topic Count:  8
  • Topics Per Day:  0.00
  • Content Count:  354
  • Reputation:   110
  • Joined:  01/30/13
  • Last Seen:  

Vamos lá, primeiramente, precisará do programa ACT Editor, desenvolvido pelo Tokei, temos ele aqui na seção de downloads.

Com o programa aberto, seguimos os passos:

acttuto00_by_fxfreitas-d9umon1.png

No caso aqui estou mostrando uma arma, mas você pode ver que tem uma template pra vários dos elementos do jogo, alem disso, você pode usar outro arquivo act (como por exemplo, se você quer fazer uma montaria, pegue a act de outra montaria e edite a partir dela)acttuto01_by_fxfreitas-d9umoml.png

Aqui, você pega um frame cortado e arrasta ele pro quadro inferior, você pode tambem dar um click direito, e selecionar add.

acttuto02_by_fxfreitas-d9umomg.png

Esta parte requer um pouco mais de explicação, ao adicionar a sprite assim, ele gera automaticamente uma paleta, sprites como estilos de cabelo e classes precisam de uma paleta organizada por questões de compatibilidade, então deve-se antes configurar uma paleta, baseada nas cores que sua sprite usa.acttuto03_by_fxfreitas-d9umom8.png

Como pode ver ele identifica as cores e aplica na paleta, se já tiver uma paleta, você pode dar a opção de ele buscar as cores na paleta e aplicar na imagem.

acttuto04_by_fxfreitas-d9umolz.png

Você pode habilitar uma referência pra alinhar as sprites, como pode ver tem varios tipos, e facilitam quando vai colocar a sprite no lugar.

acttuto05_by_fxfreitas-d9umolm.png

A imagem já explica, arrasta a imagem pra cima da referencia e alinhe, então passa pro próximo frame, até fazer todos, daí passe pra outra direção, quando alinhar todos os frames de todas as direções, passe pra próxima animação, de fato a parte mais trabalhosa, e mais longa, por sorte existe a opção de inverter os frames e tambem copiar uma action e colar em outra, para animações como a de ataque que se repetem.

É isso, nas configurações tambem tem as âncoras, quando se tem uma template não precisa se preocupar com elas, mas em sprites como as de classe, será necessário configurar as âncoras, basicamente a âncora define onde que uma sprite conecta a outra, exemplo: a âncora de uma sprite de cabeça fica na base dela, e a de uma sprite de corpo fica no pescoço, quando o game vai carregar as imagens ele junta as 2 âncoras, manendo a sprite no lugar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...